Em 1º de janeiro de 2026 chegou ao fim a MTV americana voltada para clipes musicais. Ou seja, o que fazia a MTV ser a MTV, nessa data, morreu em definitivo.
Nós Brasileiros, infelizmente, fizemos o funeral da nossa MTV Brasil 13 anos atrás. Algumas pessoas mais jovens não entendem e nunca vão entender a comoção. Eu não sou velho suficiente pra ter presenciado a MTV Brasil durante todo os anos 90, mas nos anos 2000 até seu fim 2013, foi uma experiencia mista entre indiferença, fascínio e tédio.
Quando eu era uma criança e não pensava sobre musica, a MTV estava lá. era um canal que passava musica e só. Na minha adolescencia virou um portal pra uma musica e uma estetica que não existia nas ruas. Imagina morar em uma capital de um estado nodestino nos anos 2000, tudo que você ia ouvir das casas dos vizinhos e das festas era brega e forró, quando muito um pop americano.
A MTV construiu na mente do jovem a normalização do alternativo, colocou a gente pra se movimentar, pra sentir, pra ouvir rock, pra não sermos tão conservadores quanto nossos pais, nos mostrou caminhos fora o da nossa casa e da escola.
O que falar da Marimoon? Um dos primeiros crushes de adolescencia, a mulher até hoje é um espetaculo, de bonita, e de carismatica.
Mas infelizmente tudo que a MTV como proposta construiu, não se encaixa no mundo de hoje, não só o humor escatalogicos de muitos programas envelheceram mal, quanto a estetica noventista que não é mais nova, quanto seu formato e proposta original. Musica agora não precisa de curadoria, plataformas de musicas como Spotify, Youtube, Deezer te dão o que você quiser ouvir, e plataformas de video rapidos que agora são a curadoria natural de musicas virais, ditam as regras do mainstream musical de maneira quase injusta.
Não adianta romantizar, em 2013 quando a MTV Brasil acabou, eu não ligava mais pra o canal, conseguia ouvir a musica que eu quisesse, tanto por gigas de musicas em mp3 no HD do meu computador, quanto em pendrives que serviu unico e exclusivamente pra serem portadores de musicas pra por em carros e aparelho de som alheios. Nós romantizamos hoje, o que desprezamos no passado. E mesmo que você venha com o papo de "Ah mas tem coisas que a gente valoriza somente quando perde." E eu digo pra você, o que você sente falta não é da MTV, da proposta, do formato. O que você provavelmente sente falta é da época que assistia isso, e ela não volta, não com as mesmas musicas, nem com a mesma estetica, nem mesmo se a MTV voltar.
No fim algo morreu com a MTV Brasil em 2013, a ultima vitrine do rock e do pop no Brasil. E algo definitivamente deve ter morrido com o fim da vitrine da filial americana. Porém só vamos descobrir no futuro, talvez breve.

Nenhum comentário:
Postar um comentário