Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de maio de 2026

O que aconteceu com os grandes eventos de anime/quadrinhos e eventos de rock em Aracaju-SE?


 

Esses dias me bateu uma nostalgia grande, causada pelas lembranças da adolescencia indo pra eventos de animes que tinham na minha cidade. 

Kanimecon, HQFestival, Samurai Fest, Anime-Se. De 2002 até 2011 Aracaju teve um circuito quase anual de grandes eventos de animes todos os anos. E o que diabos aconteceu com esses eventos? Onde estão os organizadores? Sinto falta.

A verdade é que da pra imaginar o motivo que não existe mais, aconteceram cedo demais em um lugar onde a cultura nerd/geek era algo muito nichado. A falta de apoio financeiro provavelmente matou a maior parte desses eventos. 

Sei que hoje ainda tem alguns, mas são feirinhas e apresentação de cosplay e kpop no meio do shopping, provavelmente uma tentativa de lojas de artigo nerd/geek de aglomerar o publico alvo e conseguir vender produtos. É louvavel mesmo assim, melhor que nada né. Mas eu sinto falta dos grandes eventos no CIC(Centro de Convenções hoje em dia né?), o mesmo aqueles famosos do HQ Festival na biblioteca Epiphanio Doria, ou em algum colégio particular que costumava ceder espaço pra esse tipo de evento como Colégio São Paulo e Modulo. Eventos grandes, como concurso de cosplay, batalha campal, lojas, bandas de animes(saudades Baka Sentai), campeonatos de Yu-gi-oh!, Magic e Pokémon, de Streeter Fight e KOF, concursos de perguntas, gente como nintendo ds trocando pokémon shiny(hoje seria Switch). 


Na verade, não é só bons eventos geek que eu sinto falta na cidade. Cadê os eventos de Rock? Tirando rock sertão, cade os outros? onde foi parar o Coverma? Cadê o Derrota Fantasy? 

Aracaju se tornou monotono? Ou estou desatualizado? Ou fiquei ranzinza demais pra acomapahar as tendencias dos jovens e deixar essa coisa de mundo geek e rock pra trás? Fica duvida.

2 meses sem postar, aconteceu algo novo?


 

Eu uso esse blog como um "querido diario" secreto, ningém que eu conheço sabe da existencia dele e jamais saberá. A verdade é que, escrever assim, de maneira despretenciosa é verdadeiramente muito bom, quase terapeutico.

Passei 2 meses sem postar nada, digo.. não foi um compromisso real isso tudo, mas me faz bem. No geralm tenho meus amigos pra desabafar, mas ou estão todos muito ocupados com suas vidas ou a vida deles esta tão pior que nem me atrevo a reclamar da minha. A verdade, verdade mesmo, é que nada que posto aqui é uma grande reclamação sobre qualquer coisa profunda ou nada que valha grandes reflexões. As vezes só quero reclamar, as vezes digitar.

O ponto é, não passei 2 meses sem publicar algo novo porque nao tinha nada pra reclamar da vida. Até porque, convenhamos, o que não falta hoje é motivo pra reclamar, antes de ontem, por exemplo, um vereador chamou professores de vagabundos e burros, e eu como um professor não conseguir sentir nada que não fosse desejo de perder meu réu primário nesse energumino. Quando se trata de politica sempre há um motivo pra reclamar, ou pra perder o réu primário. 

A questão é que passei esses 2 meses relativamente recluso na internet, não compartilharia algo com a maioria das pessoas mesmo se tivesse ou se quizesse. As vezes tenho disso, não quero falar nada meu, quero só existir ou ouvir as outras pessoas. Vai saber porque. Se estivesse na frente de uma psicologa talvez ela dissesse que tem algo psicologico profundo por trás disso, mas a realidade é que temos dois ouvidos(pra escutar), dois olhos(pra ver e ler) e somente uma boca, pra falarmos menos do que escutamos e vemos. Ou talvez eu só esteja dando um sentido poetico bobo pra isso e a biologia tem provavelmente motivos melhores pra tudo isso. 

Fora todo esse lenga lenga, eu fui dormir 18 horas da noite e acordei 3 da manhã hoje, já pensou que horario esquisito?! Acho que só estava muito cansado, e não sou do tipo que faz cerimonia pra dormir em fora de horario, isso causa esses grandes problemas de dormir e acordar em horarios esquisitos.



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Sinto falta do MSN.




Sim, aquele MSN, conhecido também como Windows Live Messenger. Aquele famoso programa de conversas azul e verde no estilo frutiger aero, sabe qual é?

Se não, é porque você é muito novo(a), ou muito velho. 

A tecnologia nos trouxe o whatsapp que hoje a gente usa no celular e no computador, mas poxa, o MSN fazias as mesmas coisas e ainda mostrava quem estava online, e que musica a pessoa estava ouvindo. A transição do MSN pro Whatsapp foi um claro downgrade cultural, e ninguém me convence do contrário. 

A minha feature favorita do MSN era pode usar os gifs só escrevendo, então você colocava cada termo/palavra como um gif e uma conversa normal virava Chernobyl de gifs brilhando na tela, foi o auge da comunicação humana. O meu gif favorito era a Kristen Stewart abrindo a boca falando "AH" que eu usava com muita frequência, e minha ex namorada ficava indignada com isso já que eu nunca gostei de crepúsculo.

A humanidade era mais sociável na época do MSN, hoje as pessoas colocam pra ninguém saber que você leu no whatsapp e responde quando quer, no MSN você via a pessoa online e ia pentelhar ela balançando a janela de conversa dela, era super mais legal :/


terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Nós não deveriamos fazer filhos mais?

 Estava eu, com meus botões pensando na minha vida. Um jovem de 30 anos, sem filhos.

A verdade é que isso nunca me incomodou, não peguei pra mim a missão religiosa de me reproduzir. Ou pelo menos não como objetivo de vida. A verdade é que parando pra pensar, nem é um bom mundo pra se colocar uma criança. Entendem?

Quando eu era criança eu subia em árvores, corria na rua, brincava de pega-pega, pique esconde, queimada, futebol, também tive uma infância no início da era digital, joguei videogame em locadoras de PS2, tive meu próprio vídeo game, fui um assíduo usuário do Yahoo Resposta na adolescência, crítico de música, animes e mangás, fiz amigos virtuais, e joguei online. Um nunca excluiu o outro. No mesmo dia eu podia estar assistindo um episódio de Naruto Shippuden baixado do Naruto Project em RMVB e logo depois me arrumar pra ir em um evento de anime com os amigos, ou fazer um evento com uma guilda em Perfect World e logo depois encontrar meus amigos pra jogar bola. Meu jeito resmungão e mau humorado, desde de criança nunca me impediu de ter uma vida social.

Colocando a conversa de volta da onde ela foi descarrilhada pelo meu excesso de saudosismo, hoje as crianças saem cada vez menos. Seja porque a sociedade nunca esteve tão adoentada e violenta, quanto porque o celular oferece a criança um mundo que pra ela, muitas vezes é muito menos trabalhoso que sair de casa e ter que aguentar outros adolescentes. A verdade é que adolescente é um bicho muito difícil de lidar, mesmo pra nós adultos, imagina entre eles, por isso que bullying existe.

Mas a problemática do mundo de hoje não gira só em torno da violência urbana, e da substituição da vida social pelo smartphone. Ela está, em vários aspectos em toda cultura. Com a proibição da propagando voltada pra o publico infantil na TV, hoje a televisão é o lugar menos interessante do mundo pra uma criança. Nenhuma criança nunca mais vai ligar a TV e ver uma pista de carrinhos mirabolante da Hot Wheels, ou mesmo uma criança hipnotizando a mãe pra comprar batom(chocolate), nem jingles totalmente chiclete que vocês vão cantar na escola com os amigos, a verdade é que a TV aberta é um artefato velho, voltado pra velhos que nunca se adaptaram a tecnologia.

E as guloseimas? Digo, biscoitos e salgadinhos. Antes um pacote de fangandos era o triplo do atual em tamanho. Biscoitos recheados só tem gosto de gordura hidrogenada e açúcar. A comida de “criança” que antes era um oásis no deserto da árdua escolinha, hoje é uma gororoba química rançosa.

Dito isso tudo, vale a pena colocar uma criança pra viver ESSE mundo?


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Eu gosto do Michael Jackson.

 


É uma afirmação muito fácil de fazer hoje, certo? Talvez todo mundo que tenha tido contato com a musica dele, de alguma forma gosta, uns menos outros mais. Mas nem sempre foi fácil afirmar isso. Nos anos 90 e 2000, quando eu era criança/adolescente, o humor da época sempre retratava MJ como um pedofilo. É só ver shows de humor como Caceta e Planeta, musicos como Eminem nos seus cliples, piadas sobre pedofilia sempre caiam no colo do Michael(perdão essa saiu sem querer.). Isso criava sentimentos conflitantes quando eu era criança, a musica, a dança, o carisma dele me fascinava, mas isso me fez aprender que carater e carisma e talento não são equivalentes, as vezes até inversos. Com o passar do tempo, as acusações sobre ele iam caindo nos tribunais, e depois da sua morte, de certa forma houve uma comossão que gerou em uma empatia.

Empatia essa que a midia só foi ter depois da sua morte. A midia sempre foi a pior inimiga do MJ, isso era visível não só na musica "Leave me alone" como em muitas entrevistas que a postura do Michael era sempre passivo agressivo, ou irritado com as perguntas, a exposição o fez mal, e as acusações vieram pra decretar de vez uma relação conturbada com a mídia. 

Depois da sua morte todo misticismo em torno dele foi diluindo. Primeiro as acusações de pedofilia começaram a ser questionadas pela mídia, depois noticias maldosas sobre teorias do MJ ser virgem e todos seus filhos serem adotados, ou dele ter fingindo a propria morte, foram aos poucos desaparecendo da boca das pessoas. Todo imaginário mistico e perverso do Michael sumiu em nevoa, depois da sua morte.

Talvez fosse um movimento natural que aconteceria mesmo se ele nao morresse, e o velho MJ hoje poderia curtir uma vida menos polemica e menos conflituosa, ou talvez, sua morte fosse a unica possibilidade de paz. Engraçado imaginar como eramos perversos nas decadas anteriores. Faziamos piada com acusações não provadas, sem ligar pros sentimentos do artista, e pior, faziamos piada com pedofilia. Não sei o que é pior. Mas não sinto que melhoramos muito, até porque hoje só por ser acusado por algo assim você se tornaria um vilão para sempre, sendo ostracisado e esquecido, então naquela época tudo era transformado em desconfiaça e piada. 

De qualquer forma, hoje é facil gostar da figura, do cantor, do dançarino do artista, e até mesmo, depois de ouvir dezenas de depoimentos de amigos e familia, da pessoa que MJ era. Uma figura excêntrica, com rosto desfigurado por cirurgias plasticas, megalomanias estranhas, talento imcomparável, teve sua vida exposta e transformada em mitos populares, que hoje, felizmente é lembrado em grande parte pela contribuição a sua musica e dança e por ser o alvo favorito de uma mídia sem escrupulos. É isso, hoje posos dizer que gosto de Michael Jackson, não como herói, não como ser mistico, mas sim como artista.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

FIM DA MTV AMERICANA.

 


Em 1º de janeiro de 2026 chegou ao fim a MTV americana voltada para clipes musicais. Ou seja, o que fazia a MTV ser a MTV, nessa data, morreu em definitivo. 

Nós Brasileiros, infelizmente, fizemos o funeral da nossa MTV Brasil 13 anos atrás. Algumas pessoas mais jovens não entendem e nunca vão entender a comoção. Eu não sou velho suficiente pra ter presenciado a MTV Brasil durante todo os anos 90, mas nos anos 2000 até seu fim 2013, foi uma experiencia mista entre indiferença, fascínio e tédio. 

Quando eu era uma criança e não pensava sobre musica, a MTV estava lá. era um canal que passava musica e só. Na minha adolescencia virou um portal pra uma musica e uma estetica que não existia nas ruas. Imagina morar em uma capital de um estado nodestino nos anos 2000, tudo que você ia ouvir das casas dos vizinhos e das festas era brega e forró, quando muito um pop americano. 

A MTV construiu na mente do jovem a normalização do alternativo, colocou a gente pra se movimentar, pra sentir, pra ouvir rock, pra não sermos tão conservadores quanto nossos pais, nos mostrou caminhos fora o da nossa casa e da escola. 

O que falar da Marimoon? Um dos primeiros crushes de adolescencia, a mulher até hoje é um espetaculo, de bonita, e de carismatica. 

Mas infelizmente tudo que a MTV como proposta construiu, não se encaixa no mundo de hoje, não só o humor escatalogicos de muitos programas envelheceram mal, quanto a estetica noventista que não é mais nova, quanto seu formato e proposta original. Musica agora não precisa de curadoria, plataformas de musicas como Spotify, Youtube, Deezer te dão o que você quiser ouvir, e plataformas de video rapidos que agora são a curadoria natural de musicas virais, ditam as regras do mainstream musical de maneira quase injusta. 

Não adianta romantizar, em 2013 quando a MTV Brasil acabou, eu não ligava mais pra o canal, conseguia ouvir a musica que eu quisesse, tanto por gigas de musicas em mp3 no HD do meu computador, quanto em pendrives que serviu unico e exclusivamente pra serem portadores de musicas pra por em carros e aparelho de som alheios. Nós romantizamos hoje, o que desprezamos no passado. E mesmo que você venha com o papo de "Ah mas tem coisas que a gente valoriza somente quando perde." E eu digo pra você, o que você sente falta não é da MTV, da proposta, do formato. O que você provavelmente sente falta é da época que assistia isso, e ela não volta, não com as mesmas musicas, nem com a mesma estetica, nem mesmo se a MTV voltar.

No fim algo morreu com a MTV Brasil em 2013, a ultima vitrine do rock e do pop no Brasil. E algo definitivamente deve ter morrido com o fim da vitrine da filial americana. Porém só vamos descobrir no futuro, talvez breve.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Post sobre a morte.

 Sobre o nome desse blog "Midia morta", muitos podem achar de mal gosto, meio morbido até, mas além da piada com os blogs estarem morrendo tem uma 2º camada de piada ai. Quando eu morrer, e diabos, eu irei, todos nos iremos, não? Esse será um blog morto(não atualizado), feito em uma midia morta(blog), por uma pessoa que ja morreu, fica deliciosamente poetico não? Mas não nos apressemos com minha morte, não pretendo morrer agora nem escrever depois da morte, vai saber como Brás Cubas conseguiu, mas não tenho interesse em interagir com pessoas quando estiver descançando na eternidade. Também não quero imaginar vermes roendo as frias carnes do meu cadaver, prefiro ser cremado. A unica coisa que eu e Brás Cubas teremos em comum é que não transmitirei a nenhuma criatura o legado da minha miséria. 

Deixando o velho Machado de lado, o tema é morte né? Você tem medo de morrer? Eu já me fiz essa pergunta varias vezes, em vários momentos da minha vida, e a resposta sempre foi não. A morte pra mim é das duas uma: Ou um grande nada, tipo dormir pra sempre. É uma ideia assustadora, mas se eu viver por muito tempo acho que seria a melhor opção, simplismente descansar; Ou eu vou conhecer o famoso plano espiritual de alguma religião e o deus de alguma religião, só espero que esse deus não seja tão cruel quanto os deuses dos crentes de hoje. 

O que é, o que é: Tem tesão em punir. 

Resposta: Uma dominatrix com roupa de latex e um chicote na mão? 

Não, os deuses das religiões Abraamicas. XD

O blog que eu criei pra usar de diário.

Hoje, 22/01/2026 eu decidi criar um blog. Sim, uma porra de um blog. Ai você deve esta imaginando " Mas ninguém lê blog em 2026." E eu te respondo, o que você esta fazendo nesse exato momento então?
Brincadeiras a parte, justamente por aqui ser uma mídia morta e saber que ninguém lerá eu tenho a liberdade de falar futilidades e baboseiras sem ninguém se importar, ninguém vai ler.

Imagina você tem um pensamento idiota ou quer falar sobre alguma nostalgia boba, e até ter amigos pra ouvir, mas nãotem vontade de falar pra ninguém e sim escrever? 
De fato, ainda existem rede sociais pra isso, mas vamos lá: Instagram é pra foto, tiktok é pra adolescente com TDAH, facebook só tem tios e avós, twitter é o esgoto supremo, se algum desabafo "hitar" vão transformar sua vida em um inferno. Um blog é um lugar que ninguém vai ler, e se algum dia por ventura alguém ler, não vai fazer a minima ideia de quem caralhas é esse cidadão que ta escrevendo. 

Meu nome é Kaique, e segundo o censo do IBGE existem, hoje em 2026, 79.111 Kaique espalhados pelo Brasil, então não, eu não sou o Kaique que você conhece, ele jamais terá o charme e o senso de humor que eu tenho, anyway, eu criei esse blog pra falar um pouco de mim, aos poucos, as vezes disfarçado de piada, as vezes com tom de revolta, as vezes acompanhado com a maldita nostalgia que insiste em me rondar mesmo sendo apenas um jovenzinho em tenra idade. XD

O que aconteceu com os grandes eventos de anime/quadrinhos e eventos de rock em Aracaju-SE?

  Esses dias me bateu uma nostalgia grande, causada pelas lembranças da adolescencia indo pra eventos de animes que tinham na minha cidade. ...