É uma afirmação muito fácil de fazer hoje, certo? Talvez todo mundo que tenha tido contato com a musica dele, de alguma forma gosta, uns menos outros mais. Mas nem sempre foi fácil afirmar isso. Nos anos 90 e 2000, quando eu era criança/adolescente, o humor da época sempre retratava MJ como um pedofilo. É só ver shows de humor como Caceta e Planeta, musicos como Eminem nos seus cliples, piadas sobre pedofilia sempre caiam no colo do Michael(perdão essa saiu sem querer.). Isso criava sentimentos conflitantes quando eu era criança, a musica, a dança, o carisma dele me fascinava, mas isso me fez aprender que carater e carisma e talento não são equivalentes, as vezes até inversos. Com o passar do tempo, as acusações sobre ele iam caindo nos tribunais, e depois da sua morte, de certa forma houve uma comossão que gerou em uma empatia.
Empatia essa que a midia só foi ter depois da sua morte. A midia sempre foi a pior inimiga do MJ, isso era visível não só na musica "Leave me alone" como em muitas entrevistas que a postura do Michael era sempre passivo agressivo, ou irritado com as perguntas, a exposição o fez mal, e as acusações vieram pra decretar de vez uma relação conturbada com a mídia.
Depois da sua morte todo misticismo em torno dele foi diluindo. Primeiro as acusações de pedofilia começaram a ser questionadas pela mídia, depois noticias maldosas sobre teorias do MJ ser virgem e todos seus filhos serem adotados, ou dele ter fingindo a propria morte, foram aos poucos desaparecendo da boca das pessoas. Todo imaginário mistico e perverso do Michael sumiu em nevoa, depois da sua morte.
Talvez fosse um movimento natural que aconteceria mesmo se ele nao morresse, e o velho MJ hoje poderia curtir uma vida menos polemica e menos conflituosa, ou talvez, sua morte fosse a unica possibilidade de paz. Engraçado imaginar como eramos perversos nas decadas anteriores. Faziamos piada com acusações não provadas, sem ligar pros sentimentos do artista, e pior, faziamos piada com pedofilia. Não sei o que é pior. Mas não sinto que melhoramos muito, até porque hoje só por ser acusado por algo assim você se tornaria um vilão para sempre, sendo ostracisado e esquecido, então naquela época tudo era transformado em desconfiaça e piada.
De qualquer forma, hoje é facil gostar da figura, do cantor, do dançarino do artista, e até mesmo, depois de ouvir dezenas de depoimentos de amigos e familia, da pessoa que MJ era. Uma figura excêntrica, com rosto desfigurado por cirurgias plasticas, megalomanias estranhas, talento imcomparável, teve sua vida exposta e transformada em mitos populares, que hoje, felizmente é lembrado em grande parte pela contribuição a sua musica e dança e por ser o alvo favorito de uma mídia sem escrupulos. É isso, hoje posos dizer que gosto de Michael Jackson, não como herói, não como ser mistico, mas sim como artista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário